Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Devemos ter fé?

Eutanásia – significado: (do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος "morte") é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.

Eutanásia, uma palavra de decisão. Quando temos que decidir a vida do outro, em ter esperança ou morrer. Uma decisão que a pessoa em coma corre o risco de morrer desligando os aparelhos, ou viver com esperanças, dependendo do que os familiares vão decidir.
Eutanásia é um procedimento onde as pessoas com doenças como, doença crônica e, portanto, incurável, ou em estado terminal, dependem de aparelhos para sua chance sobrevivência.
O coma não é fácil, pois há dois lados: contra ou a favor.
As pessoas que são contra, tem esperanças que a pessoa pode voltar, sair dessa e viver novamente. Mas as pessoas que são a favor, pensam que não há mais chance, pois tem pessoas que sofrem no coma há vinte anos e não conseguem sair dele.
Um sofrimento para a vítima, a família e a dependência do aparelho.
Nós vivemos num país de maioria católicos, Brasil, onde é proibido a Eutanásia, pois países de religião, ou cidades que segue crenças não permitem a Eutanásia.
Dependendo da decisão da pessoa, ou se é a favor ou contra, não importa, pois o mais importante é ter fé, ter fé que a pessoa vai ficar bem, pois ser contra ou a favor tem dois pontos: ter esperança e a vítima conseguir viver, ou deixar a pessoa para de sofrer, desligando os aparelhos.
Aqui temos um argumento de um israelense, Lucien (1993 - 1987):
"Não podemos admitir que estas pessoas não tenham um acompanhamento digno na sua morte e no seu percurso até ela. Não podemos fechar os olhos a alguém que com muito sacrifício se abre connosco e manifesta o desejo de morrer; não podemos ignorar um pedido de Eutanásia e deixá-lo passar em branco! Os pedidos de Eutanásia por parte dos doentes são muitas vezes pedidos de ajuda, implorações para que se pare o seu sofrimento! Segundo estes autores, a maioria das pessoas que se encontram na recta final da sua vida, não desiste! Estas pessoas "Persistem e dão-nos coragem para fazermos o mesmo."

Um comentário:

  1. Você foi fundo na questão de vida ou sofrimento!
    Gostei do assunto, um tanto polêmico, muito bom!

    ResponderExcluir